sábado, 11 de março de 2017

Sobre dar um pão...

Ontem, em plena madrugada, alguém passou pela minha porta, clamando por um pão. A palavra é essa: clamando! Ele só queria um pão, nada mais que isso, e tratou de repetir várias vezes. Acho que poucas vezes já me senti tão mal com alguma situação.

De primeiro momento, a nossa reação é ficar quieto, observar calado aquilo, o nosso coração pequeno e humano não nos permite tomar de pronto uma reação. Na nossa mente só vem pensamentos pequenos: "Pode ser um ladrão.", "Tantas casas vizinhas, alguém vai dar.", "Está muito tarde pra abrir a porta.", "A violência tá tão grande ultimamente né?!"... Tantos pensamentos que nos afastam do ideal de cristão, infelizmente.

Após alguns segundos (ou foram minutos?!) ouvindo aquelas lamentações na rua, acordei pra realidade e quis colocar em prática aquilo que vivo falando pros meus jovens fazerem: Em meu lugar, o que faria Jesus?! Lá vou eu em direção a cozinha, pego alguns pães, e enquanto tento abrir a porta, vejo que a voz já não está tão perto... É, ele se foi, já que ninguém o atendeu. Eu perdi a oportunidade de ser instrumento de Deus na vida daquele miserável.

E doeu. Ah, como doeu. Na minha mente não ecoava outra coisa a não ser aquela passagem de São Mateus: "Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e foste me ver. Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber? E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? ou nu, e te vestimos? E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te? E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes." (Mateus 25:35-40). Velho... Passei a madrugada refletindo naquilo. Chega a ser chocante vermos o quanto somos hipócritas, o quanto a nossa sociedade é dura de coração. Nós mesmos que vivemos pregando isso, na hora H percebemos que não somos tão "fiéis" assim, e isso dói, e como dói.

A grande questão é: Ainda há tempo de revermos nossa vida. Ainda há tempo de olharmos pra dentro de nós, e nos colocarmos a pensar mais no outro, a amar mais, a buscar servir a Deus como Ele quer que sirvamos. Não apenas na sua casa, mas sendo instrumento dEle na vida das pessoas. O Pai se revela a nós dia após dia, nas pessoas mais humildes, pra termos a oportunidade de colocarmos em prática tudo aquilo que professamos orgulhosos todos os domingos.

Deus tenha misericórdia de nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre o efêmero...

É incrível o quanto tudo a nossa volta é efêmero quando paramos e analisamos direitinho... Poxa, hoje eu me peguei zapeando o Instagram, o...